Alimentação Ayurvédica pode acelerar a queima de gorduras

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A Ayurveda é uma filosofia indiana aplicada a medicina há cerca de 7 mil anos, sendo conhecida como um dos mais antigos sistemas médicos da história. Tal filosofia crê que os cinco elementos (éter, ar, fogo, água e terra) formam toda a manifestação material do universo. Dentro dessa filosofia podemos extrair o sistema de alimentação ayurvédica.

Alimentação Ayurvédica

Alimentação Ayurvédica

Derivado dos hábitos desta ciência médica milenar a alimentação ayurvédica pode ajudar a perder aqueles quilinhos a mais e conquistou milhões de pessoas em todo o mundo, dentre elas as atrizez Cate Blanchett e Gyneth Paltrow.

A premissa da alimentação ayurvédica é bem simples, o cardápio é variado e de fácil digestão, rico em alimentos frescos, frutas, verduras, feijões cereais e principalmente especiarias. Os temperos ganham destaque na alimentação ayurvédica, pois para a Ayurveda todo tempero é visto como um medicamento, que ajuda a desintoxicar o corpo e evitar inflamações no sistema digestivo.

A estratégia da alimentação ayurvédica é evitar alimentos que prejudicam o equilíbrio do corpo, já que com o funcionamento correto dos rins e do fígado as toxinas ingeridas serão filtradas corretamente e o equilíbrio será conquistado, ficando visível a redução de medidas. A alimentação ayurvédica reconhece seis grupos de sabores e indica o consumo regular destes durante o dia.

  • Doces: Mel, açúcar, leite, massas, arroz, entre outros.
  • Ácidos: Limão, vinagre, laranja, entre outros.
  • Salgados: Qualquer alimento salgado.
  • Temperos fortes: Pimentas, gengibre, qualquer tempero quente, típico da culinária indiana.
  • Amargo: Alface, açafrão, folhas verdes, entre outros.
  • Adstringentes: Lentilhas, feijão, romã, etc.

A alimentação ayurvédica não restringe o consumo de determinados alimentos em seu cardápio, ela induz ao equilíbrio de todos os grupos. Seguindo esses seis grupos você evita de sentir carência de sabores particulares, o que torna as refeições mais satisfatórias.

A seguir algumas dicas de alimentação ayurvédica fáceis de ser seguidas e que podem ajudar muito no emagrecimento:

 

Chá Detox Ayurvédico

Este chá ajuda na digestão e na queima de gorduras. A forma de preparo é muito simples:

Ferva quatro a cinco copos de água pela manhã.
Adicione meia colher de chá de sementes de cominho, de coentro e de erva-doce e continue a ferver por mais cinco minutos.
Coe, coloque numa garrafa térmica e tome pequenas quantidades durante todo o dia, principalmente depois das refeições.

 

Almoço Reforçado

Uma das regras da alimentação ayurvédica é comer metade das calorias do dia na hora do almoço. É a hora que o sistema digestivo está funcionando a todo vapor. Também é recomendável dividir o estômago em três partes: uma parte de comida (essa quantidade deve dar nas duas palmas das mãos juntas), uma de líquido (de preferência morno e nunca gelado) e uma parte vazia, deixando espaço para o trabalho digestivo.

Massala

Segundo a alimentação ayuvérdica, um dos segredos para que se coma pouco é colocar os sabores doce, salgado, amargo, ácido, adstringente e picante numa única refeição. Juntos, eles ajudam na digestão, na absorção adequada e na queima de gordura. Para garantir a presença de todos esses sabores, use a “massala”, um mix de especiarias que tempera sopas, legumes ou qualquer outra refeição.

Ingredientes: 1 colher (sopa) de cominho em pó / 1 e 1/2 colher (chá) de semente de coentro em pó / 1 e 1/2 colher (chá) de gengibre em pó / 1 e 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída / 1 colher (chá) de canela em pó / 1/2 colher (chá) de cravo-da-índia em pó / 1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó

Modo de fazer: em uma frigideira, toste rapidamente todos os ingredientes, como se fosse preparar uma farofa. Apague o fogo e armazene num pequeno vidro para que você possa carregar na bolsa e assim usá-lo no almoço e no jantar.

Intervalo entre as refeições: a Ayurveda diz que o tempo de uma digestão normal deveria ser em torno de quatro horas. Espaços muito maiores ou menores indicam algum desequilíbrio. Desequilíbrio traz toxinas que criam as doenças físicas e mentais. Uma alimentação regular, no mesmo horário todos os dias é fundamental.

Benefícios da Ayurvédica para o sono e muito mais

A alimentação ayuvérdica pode ajudar e muito na perda de peso, mas você deve unir todos os benefícios a favor da sua saúde. É importante utilizar exercícios físicos, meditações, massagens e diversas manifestações benéficas ao seu corpo. Se você possui uma rotina intensa e sofre com os fatores externos, adote o hábito de meditar e reciclar os pensamentos.

A ideia central da dieta é não só manter seu corpo físico saudável, mas sua mente também.

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