Arroz é carboidrato?

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Muita gente, quando está fazendo dieta ou simplesmente querendo manter uma alimentação equilibrada, se pergunta: arroz é carboidrato? A resposta rápida é SIM mas não é tão simples assim. Vamos explicar:

Todo alimento divide-se basicamente entre os macronutrientes Carboidrato, Proteína e Gordura. Existem subdivisões dentro de cada um destes macronutrientes, mas não vamos entrar em detalhes sobre isso, deixamos para outro artigo. A grande maioria dos alimentos tem um pouco de cada, principalmente carboidrato, que está presente na tabela nutricional de quase todos.

Arroz é carboidrato

Então, quando perguntamos se arroz é carboidrato ou não, a pergunta certa seria: arroz tem carboidrato? Se sim, quantos porcento do alimento é carboidrato? A maior parte dele?

Arroz é carboidrato? Por que?

No caso do arroz, grande parte dos seus nutrientes são carboidratos, seguido de uma parte menor de proteínas e uma bem pequena parte de gorduras (não se preocupe, é bem pouca gordura e de excelente qualidade).

Abaixo segue as tabela nutricionais de arroz branco e integral cozidos:

Tabela Nutricional Arroz branco cozido

Porção 100g
Valor energético – 130.1kcal
Carboidratos – 28.2g
Proteínas – 2.6g
Gorduras saturadas – 0.1g
Gorduras monoinsaturadas – 0.1g
Gorduras poliinsaturadas – 0.1g
Fibra alimentar 1.1g
Cálcio 3.3mg
Fósforo 21.5mg
Manganês – 0.4mg
Magnésio – 6.1mg
Lipídios – 0.4g
Ferro – 0.1mg
Potássio – 20.2mg
Cobre – 0.0ug
Zinco – 0.6mg
Sódio – 2.0mg

Tabela Nutricional Arroz integral cozido

Porção 100g
Valor energético – 123.5kcal
Carboidratos – 25.8g
Proteínas – 2.6g
Gorduras saturadas – 0.3g
Gorduras monoinsaturadas – 0.4g
Gorduras poliinsaturadas – 0.3g
Fibra alimentar – 2.8g
Fibras solúveis – 0.1g
Cálcio – 5.2mg
Piridoxina B6 – 0.1mg
Fósforo – 105.9mg
Manganês – 0.6mg
Magnésio – 58.7mg
Lipídios – 1.0g
Ferro – 0.3mg
Potássio – 75.2mg
Cobre – 0.0ug
Zinco – 0.7mg
Tiamina B1 – 0.1mg
Sódio – 1.2mg

Como podem ver, a tabela nutricional do arroz branco e do arroz integral são bem parecidas, com algumas poucas particularidades, como por exemplo o arroz integral tendo mais fibras e um pouco mais de nutrientes em geral. Isso é bem comum quando comparamos alimentos integrais e não integrais. Olhando a tabela é possível ver que a quantidade de carboidratos do arroz é bem grande comparado com proteína ou gordura, e é por isso que dizemos que arroz é carboidrato.

Ser carboidrato é algo ruim?

Dizer que um alimento é carboidrato não é algo necessariamente ruim. Existem vários tipos de carboidratos, como por exemplo o açúcar. Este sim seria ruim, pois não traz praticamente nenhum benefício à saúde e muitas calorias. No caso do arroz, o carboidrato não é açúcar.

É claro que o consumo em excesso pode engordar, mas são raros os casos de pessoas que engordam por comer muito arroz, a maioria das vezes o problema está nos outros alimentos do cardápio. Se você está fazendo uma dieta especial com restrição de carboidratos, então o arroz pode ser um problema, de resto ele é um excelente alimento, principalmente integral e associado com feijão. Só não vale colocar linguiça ou bacon no feijão, ok? Existem outras maneiras de fazer o alimento saboroso.

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