Benefícios de uma dieta vegetariana

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Existem diferentes definições para o vegetarianismo: temos o ovo-lacto-vegetariano, o vegano, e o semivegetariano. O primeiro não consome carne, mas ovos, leite e seus derivados sim; o segundo, não consome carne nem leite, ovos, derivados ou qualquer outro produto que tenha algo de origem animal; e o terceiro que consome esporadicamente alguns peixes e carnes. Os benefícios de uma dieta vegetariana são inúmeros como diminuição da probabilidade de morte por infarto, menores chances de ter câncer de próstata e de intestino grosso, entre outras vantagens.

benefícios de uma dieta vegetariana

Benefícios de uma dieta vegetariana comprovadas em estudo

Em um estudo feito por alguns alunos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), foram coletadas, de 76 pessoas de ambos os sexos, amostras sanguíneas, que foram separados em quatro grupos: onívoros (tem uma dieta incluindo o consumo de carne), ovo-lacto-vegetarianos, lacto-vegetarianos (consomem, de origem animal, apenas leite e seus derivados) e vegetarianos estritos – ou veganos. Dentre as pesquisas, foi constatado que os números de colesterol total (CT), LDL – ou colesterol ruim – e triglicerídeos são muito diferentes. Os onívoros mostraram taxas bem maiores que dos veganos, que tiveram as taxas menores. Com relação ao HDL – ou colesterol bom -, o resultado não teve diferenças significantes, mas os veganos ainda assim mostraram taxas maiores do que dos onívoros.

Com esse estudo, comprova-se que com uma dieta restrita a alimentos de origem vegetal, o risco de ter problemas vasculares é muito menor do que de um onívoro, assim aumentando a expectativa de vida do indivíduo.

Benefícios para a musculação

Agora, você, praticante de musculação, que leu até aqui e achou interessante os benefícios da dieta vegetariana e quer se tornar um, vou te mostrar alguns benefícios na musculação também, veja:
Se a alimentação é balanceada e correta, ou seja, sabendo substituir as proteínas animais por vegetais, o ganho de massa muscular é o mesmo, sem riscos, e a capacidade aeróbica também é a mesma – podendo ser melhor dependendo do corpo de cada um. Como o colesterol e os triglicerídeos são mais baixos, o corpo terá muito menos gorduras do que de um onívoro e o metabolismo estará mais rápido.

A disposição de um vegetariano também é muito maior, o intestino funciona melhor e a pele fica muito melhor. Boa parte do leite consumido nas casas é proveniente de vacas prenhas, o que faz com que a concentração de hormônios seja muito grande, portanto pode provocar acnes e uma pele oleosa. Com uma alimentação rica em frutas e vegetais – alimentos ricos em água –, a pele fica hidratada e traz de volta o brilho natural da pele.

Um último benefício visto no meu ciclo social, com vários amigos vegetarianos e veganos, é a perda de peso. Só para exemplificar, um homem de 24 anos, 6 meses depois de se tornar vegetariano, perdeu 30 quilos. Isso é constatado entre todas as pessoas que converso que são vegetarianas ou veganas. Agora, querido amigo que chegou até esse ponto, com tanto benefícios de uma dieta vegetariana, você vai mesmo ficar comendo carne por aí?

Se quiser dar uma olhada no estudo completo da universidade PUC-SP, veja aqui: http://zip.net/bbqk19

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