Combinação de alimentos

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Combinação de alimentosEstudos científicos estão apontando cada vez mais evidências de que o consumo de determinados alimentos e bebidas em conjunto pode potencializar os benefícios nutricionais de cada um deles. Trata-se de um conceito nutricional conhecido como Sinergia dos Alimentos, uma vez que envolve a observação de que a combinação de alimentos trazem um maior impacto nutricional para o organismo, além de maior proteção contra alguns tipos de doença.

A Sinergia pode ser entre nutrientes de um mesmo alimento, de alimentos diferentes consumidos juntos ou mesmo de um determinado tipo de dieta.

Exemplos de Sinergia em hábitos alimentares são as dietas Mediterrânea, a cozinha asiática, dentre outras.

No entanto, este artigo pretende se focar na interação de substâncias do mesmo alimento e de alimentos diferentes, e, por isso, vamos começar com algumas informações importantes sobre interações benéficas entre nutrientes de um mesmo alimento:

 

A sinergia entre nutrientes do mesmo alimento

 

1. Grãos integrais: o benefício nutricional maior foi notado quando são ingeridas todas as partes comestíveis do grão (incluindo-se o farelo do trigo, germe e endosperma).

2. Maçãs com casca: a maior parte das propriedades anticancerígenas de uma maçã estão armazenadas na sua casca. Os elementos fitoquímicos da polpa da maçã parecem funcionar melhor se ingeridos conjuntamente com os fitoquímicos da casca para reduzir o risco de câncer, por exemplo. Mas lembre-se: é essencial que a fruta esteja bem lavada para evitar eventunais contaminações de sua parte que fica mais exposta ao ambiente, ou seja, a casca.

3. Tomates cozidos com a casca: 95% dos flavonóides (fitoquímicos poderosos) dos tomates são encontrados na pele, juntamente com grandes quantidades de dois carotenóides. Por isso, é ideal comer o tomate com a pele, lembrando sempre da questão da lavagem de qualidade dos alimentos.

4.  Vegetais crucíferos: esse tipo de vegetal recebe esse nome por pertencer a uma família de plantas conhecidas como Cruciferae ou Brassicaceae. Dois fitoquímicos naturalmente encontrados em vegetais crucíferos são mais ativos quando combinados. Mediante experiências em ratos, os pesquisadores descobriram que os dois compostos foram capazes de proteger os animais contra o câncer de fígado muito melhor juntos. Ambos (cambene e indole 3-carbinol) são conhecidos por ativar enzimas de desintoxicação importantes que ajudam o corpo a eliminar substâncias cancerígenas antes que elas danifiquem nossos genes. Alimentos ricos em cambene são a couve de Bruxelas e certas variedades de brócolis. E todos os vegetais crucíferos são ricos em indole 3-carbinol. São exemplos de vegetais crucíferos: repolho, brócolis, couve, couve-flor, couve de bruxelas, nabo, agrião, rabanete, repolho, mostarda. É importante que sejam consumidos crus ou levemente cozidos, uma vez que o calor excessivo elimina suas propriedades anticancerígenas.

 

Agora, vamos indicar algumas combinações constatadas pela mais atual ciência nutricional que, sem você notar, podem trazer benefícios em dobro para o seu corpo!

 

A sinergia entre nutrientes de alimentos diferentes

1. Espinafre + limão: o espinafre contém uma quantidade substancial de ferro e é ainda melhor aproveitado se você adicionar um pouco de suco de limão. O suco ajuda seu corpo a absorver o ferro de forma mais eficiente.

2. Tomate + azeite de oliva: essa é clássica!  Os antioxidantes do licopeno e os carotenóides contidos no tomate são solúveis em gordura. Assim, ingerindo o azeite (gordura vegetal) em conjunto com o tomate, esses nutrientes serão carregados para seu corpo e absorvidos por ele. Isso sem contar os benefícios trazidos pelo azeite de oliva para o seu coração no controle do colesterol, da pressão arterial, do surgimento de câncer.

3. Peixe + curry em pó: quando combinado com o curry, o ômega-3 dos peixes (muito importante para o bom funcionamento do coração), bem como a gordura DHA e EPA reduzem o risco de câncer.

4. Mix de frutas vermelhas: comer amoras, morangos e framboesas frescos em conjunto são uma combinação perfeita de nutrientes para seu dia.

5. Tomates + brócolos: a combinação é mais eficaz em retardar o crescimento de tumores da próstata do que a ingestão desses alimentos em separado.

6. Carne vermelha + alecrim: grelhar a carne vermelha pode gerar alguns agentes cancerígenos pela liberação de aminas heterocíclicas que aparecem em temperaturas acima de 200º C. O efeito pode ser amenizado acrescentando-se alecrim, que contém ácido rosmarínico, antioxidantes e ácido carnósico. Com esse acréscimo, estudos demonstraram uma redução dos agentes carcinogênicos da carne por absorverem os radicais livres.

7. Maçã + Chocolates: as maçãs contém elevadas concentrações de um flavonóide anti-inflamatório chamado quercetina (especialmente na casca), substância que reduz o risco de alergias, ataques cardíacos, Alzheimer, Parkinson e câncer de próstata e pulmão.O chocolate (acima de 70% de cacau), por sua vez, contem a catequina flavonóide, um antioxidante que também reduz os riscos para a aterosclerose e câncer. Juntos, catequinas e quercetina melhoram a saúde cardiovascular e possuem atividade anticoagulante.

8. Chá Verde + Limão: chá verde é repleto de antioxidantes, acelera o metabolismo, e mantém seu corpo hidratado. Quando bebido com algumas cotas de limão, seus benefícios são potencializados pois seu corpo absorve 13 vezes mais antioxidantes do que quando se consome somente o chá verde.

9. Vinho Tinto + Amêndoas: o antioxidante resveratrol do vinho tinto e os altos níveis de vitamina E de amêndoa podem trabalhar juntos para diluir o sangue e melhorar a saúde dos vasos sanguíneos. Opte por vinhos orgânicos.

10. Açafrão + pimenta preta: é um ótimo tempero para seus alimentos. A cúrcuma é o ingrediente ativo do açafrão e traz benefícios comprovados para a saúde. Quando combinada com pimenta preta, a cúrcuma é muito mais eficazmente absorvida. A combinação elimina inflamações e pode prevenir a doença de Alzheimer e o câncer, ao mesmo tempo que combate o colesterol elevado e melhora a função do fígado

Assim, com a ajuda da química em sinergia e com o conhecimento nutricional, podemos perceber que a interação de substâncias pode ser um poderoso aliado para o combate a doenças e para uma alimentação muito mais saudável. A alimentação mais eficiente em termos nutricionais pode nem sempre envolver a ingestão de um único tipo de alimento super poderoso, mas sim da combinação entre os nutrientes que a natureza tem a nos oferecer.

Por isso, para garantir mais saudável e eficiente alimentação, a orientação é sempre combinar os alimentos. Se você não sabe o que combinar, a dica é a mesma que sempre é dada pelos profissionais da área da saúde: faça pratos coloridos, pois, quanto mais colorido for, maior será a chance de estar formando belas duplas!

 

fontes: webmd.com, neoestetica.blogpot.com.br, thedailybeast.com, rodale.com

 

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