Como funciona a dieta dos pontos

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A dieta de sistema de pontos, ou apenas Dieta dos pontos, ficou popular por causa dos Vigilantes do Peso. Ela atribui valores de pontos para cada alimento e ajuda a monitorar o seu consumo máximo diário para a perda de peso. Por contar com pontos para gordura e fibras, bem como calorias, a dieta de pontos é diferente do que simplesmente contar calorias. Embora ela seja bastante fácil de seguir, é necessário muita pesquisa extra, já que é preciso determinar pontos para tudo que você come. É importante deixar claro que nosso site acredita não ser necessário nenhum tipo de dieta para emagrecer com saúde, porém é importante estudar e entender como funcionam, suas vantagens e desvantagens.

 

 

O sistema de pontuação

Alimentos de baixa caloria e gordura, mas também ricos em fibras, terão menos pontos do que alimento mais calóricos. Geralmente, quando segue a dieta dos pontos, você irá acompanhar os seus pontos para certificar-se de que não passou o limite de pontos diário atribuído.

Todo mundo tem uma quantidade diferentes de pontos atribuídos por dia. O limite é calculado com base no seu peso, idade, altura, nível de atividade, sexo ou se está amamentando. Uma mulher um pouco acima do peso, que tem um baixo nível de atividade, terá cerca de 25 pontos por dia. Os Vigilantes do Peso recomendam “usar” todos os seus pontos atribuídos no dia. Quando você não comer todos os seus pontos, pode não ter uma alimentação adequada, o que pode configurá-lo para o fracasso da dieta.

Aqueles na dieta de pontos também são incentivados a comer certas quantidades dos grupos alimentares básicos. No entanto, estes alimentos ainda serão contabilizados em seus pontos. Comer cinco porções de frutas e legumes, duas a três porções de leite, duas porções de óleo, seis copos de água e duas porções de proteína magra. O programa também enfatiza cereais integrais.

Um benefício para a dieta de pontos é que, embora o plano enfatize escolhas alimentares saudáveis, você ainda pode comer o que quiser, desde que esteja contando os pontos. Por exemplo, você pode tomar alguns refrigerantes em um dia (três pontos para cada 355ml) ou comer uma grande refeição calórica e mesmo assim ainda perder peso – contanto que permaneça dentro de seus pontos. No entanto, os Vigilantes do Peso recomendam focar em alimentos mais saudáveis, que saciem a fome, para mantê-la sob controle durante todo o dia.

Além de seus pontos diários, seguindo a dieta, terá também pontos semanais. Você pode usar esses pontos da maneira que quiser. Por exemplo, você pode usá-los todos em um dia para uma noite especial. Ou, você poderia escolher para espalhá-los em toda a sua semana.

Você também pode ganhar pontos de atividade por exercício. Pontos de atividade são baseados em quanto tempo você se exercitou e o tipo de exercício. Por exemplo, uma caminhada de 30 minutos na esteira renderia um ou dois pontos extras para o dia, dependendo do seu peso e de sua velocidade. Você pode usar estes pontos só no dia em que lhes valeu; pontos de atividade não se acumulam. Ou você pode optar por não usar os seus pontos de atividade e perder peso mais rápido.

Vantagens e desvantagens da dieta

Pontos positivos

– A dieta é balanceada e não exclui grupos básicos alimentares.

– A dieta é possível para vegetarianos.

– Facilmente se ajuda a estilos de vida mais agitados.

– Não é difícil manter a dieta mesmo comendo fora de casa.

Pontos negativos

– A liberdade dada nas escolhas de alimentos pode causar problemas com má nutrição.

– Teoricamente a dieta pede acompanhamento semanal nos Vigilantes do Peso, o que pode tornar-se chato e caro.

– A perda de peso pode ser bem lenta dependendo da pessoa.

– Dificuldade em descobrir os pontos de cada alimento consumido.

Mais informações

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fonte: Start Eating Smarter Weight Watchers; ehow.com; betterhealth.

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