Dr. Pierre Dukan Dieta, alimentos e fases

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pierre dukan dieta

A Dieta Dukan foi idealizada, há 10 anos, pelo nutricionista francês Pierre Dukan sendo, por isso, também conhecida como dieta francesa. O método está em moga na atualidade pois foi utilizado por celebridades como a princesa Kate Meddleton e a cantora Jennifer Lopez com bons resultados.

A dieta consiste, basicamente em uma drástica redução no consumo de carboidratos e o aumento no consumo de proteínas, à semelhança da dieta Atkins. Com isso, busca-se “dar um susto” no metabolismo nas primeiras etapas fazendo-o aumentar o gasto calórico para que, nas etapas seguintes, incluam-se alguns alimentos anteriormente restritos até a estabilização da alimentação evitando-se o reganho de peso (que é o que costuma ocorrer ao final da maioria das dietas extremamente restritivas).

O programa permite uma perda rápida de peso – de 2,5 a 3 quilos em seis dias (primeira etapa) – e, ao final, você continua emagrecendo num ritmo mais lento, mas mesmo assim a perda é significativa: de 2 a 2,5 quilos a menos em nove dias.

A seguir, apresentamos um breve resumo das 4 fases que compõem o programa:

DIETA DO PIERRE DUKAN

 

Fase de Ataque (fase 1)

A primeira fase é a mais radical, podendo levar a uma perda de até 3 quilos. É muito curta (deve durar de 6 a 7 dias, chegando a 10 dias em casos mais rigorosos e orientados pelo médico/nutricionista) e prepara o organismo para a fase seguinte. Deve ser seguida com rigor, sem qualquer transgressão às prescrições.

Esta etapa contempla o consumo restrito de alimentos protéicos, com exceção do farelo de aveia, que estará presente em todas as fases, garantindo maior saciedade e provimento de fibras.

Os alimentos permitidos podem ser consumidos a vontade, exceto laticínios (que pode ser consumido até 1 quilo/dia) e ovos (no máximo 2/dia) devido ao seu teor de gordura.

 

Alimentos liberados fase ataque
Na primeira fase, você pode variar o cardápio com estas categorias de alimentos

Alimentos permitidos:

  • Boi : opte pelas partes menos gordurosas (um pouco menos macias, mas mais saborosas) excluindo-se entrecosto, costela, gorduras de bifes, lombo, carne moída com mais de 10% de gordura, etc. Prepare-os assados ou cozidos, usando o mínimo de azeite para grelhar as carnes.
  • Vitela grelhada
  • Aves: Todas as aves, com exceção de aves como pato, coelho e ganso (deve-se retirar a pele).
  • Vísceras: fígado, rim e a ponta da língua de boi e de bezerro.
  • Peixes: Todos os peixes sem exceção (inclusive defumados e enlatados em salmoura, e não em óleo).
  • Frutos do mar: Todos os frutos do mar: lula, camarão, mariscos e crustáceos.
  • Presuntos magros: Frios de baixo teor de gordura e sem pele (entre 2 e 3% de gordura). Presunto magro, presunto de frango, peito de peru light e blanquet, por exemplo.
  • Ovos: Podem ser consumidos, no máximo, 2 por dia. A clara do ovo é rica em proteína e pode ser utilizado sem qualquer restrição. Já a gema deve ser limitada a 3 ou 4 por semana.
  • Laticínios: Devem ser magros, ricos em proteína e sem gordura (exemplos: leite desnatado, queijo cottage 0% de gordura, queijo fresco 0% de gordura, cream cheese 0,2%- de gordura, iogurtes de até 0,2% de gordura, requeijão 4,5 gramas de gordura, etc).

Obs.: consumir no máximo 1 quilo por dia entre o leite desnatado e produtos lácteos.

  • Proteínas vegetais: tofu (máximo de 8% de gordura) seitan e konjac.
  • Liquido: prefira água pobre em minerais: de 1 litro e meio a dois litros de líquido por dia sem sal (água, chá, café, chás de ervas, refrigerante).
  • Complementos: adoçante (máximo 10 colheres por dia). Adoçantes autorizados: Sucralose também conhecido como Splenda nos Estados Unidos e também conhecido pelo nome de E955, Canderel, Hermesetas, Stevia, Sacarose, Maltitol.
  • Acessórios: Vinagre, especiarias, ervas, cebola (apenas como tempero), alho, conservas (apenas como condimento), limão (não como uma bebida), sal e mostarda (uso moderado, devido à retenção de líquido).
  • Farelo de aveia: nesta fase deve-se consumir 1 colher e meia de farelo de aveia por dia (preferencialmente no período da manhã).
  • Farelo de trigo: recomendado para pessoas com prisão de ventre a dose diária de 1 colher.

 

Fase Cruzeiro (fase 2)

Na segunda fase o emagrecimento é um pouco mais lento e mais regular devido à introdução de novos tipos de alimentos que contém bastante líquido, mas é nela que se atingirá o peso desejado. Dura 9 dias e acarreta perda de 2 a 2,5 quilos em média.

Agora é permitido incluir verduras e legumes além da proteína da primeira etapa. É necessário alternar um dia de proteína pura (cardápio da fase ataque) e um dia de proteínas/verduras/legumes (cardápio da fase cruzeiro) até que se atinja o peso ideal.
Os legumes podem ser consumidos crus ou cozidos em quantidade ilimitada e a qualquer hora. Podem também ser temperados com vinagre, limão, mostarda e iogurte desnatado (você pode combinar alguns desses ingredientes para fazer molhos para salada), mas deve-se tomar cuidado com o excesso de sal e óleo. A partir dessa fase, é permitido consumir 1 colher de azeite por dia.

 

Alimentos permitidos:

  • Farelo de aveia:  2 colheres por dia (preferencialmente no período da manhã).
  •  Legumes: Todos os legumes (ex: pepino, berinjela, tomate, rabanete, palmito, acelga, aipo, cogumelos escarola, espinafre, repolho, alho-poró, abobrinha e vegetais folhosos) com exceção daqueles ricos em amido (batata, arroz, milho, ervilha, grão de bico, feijão e lentilha). Alguns são permitidos, mas com limitações: cenoura, alcachofra e beterraba devem ser consumidos no máximo 200 g, uma vez por semana.

 

Nesta fase, há uma categoria de alimentos tolerados. É permitido consumir no máximo 2 porções desses alimentos por dia. São eles:

 

Alimentos tolerados:

  • Iogurte com fruta 0% (1 unidade)
  • Iogurte de soja ao natural (1 unidade)
  • Proteína de soja texturizada (30 gramas crua)
  • Farinha de soja ou amido de milho ( 1 colher de sopa – 20 g)
  •  Polenguinho Light (1 unidade)
  • Queijo, máx 7% de gordura (30 g)
  • Leite de soja (1 Copo – 150 ml)
  • Leite desnatado em pó (3 colheres de sopa)

Obs.: O leite desnatado em pó não é alimento tolerado, porém entra na quantidade limitada de laticínios, de no máximo um quilo/litro por dia. 2 colheres de leite em pó equivale a 200 ml de leite liquido.

  • Actimel Zero (1 unidade)
  •  Molho de soja Light (1 colher de chá)
  • Salsicha de frango ou peru, máximo 10% de gordura (100 g)
  • Goji Berries: (1 colher de sopa na fase Ataque, 2 na fase Cruzeiro)
  • Vinho no preparo de alimentos, com a panela destampada para evaporar (3 colheres)
  • Creme de leite light máximo 3% de gordura – 1 colher de sopa
  • Leite condensado diet (3% de gordura) 1 colher de sopa
  • Cacau em pó sem açúcar (1 colher de sopa) No site oficial a medica correta é uma colher de chá, porém é muito complicado contabilizar essa medida, como tivemos experiencias de pessoas que emagreceram mesmo consumindo uma colher de sopa, essa medida será mantida.
  • Óleo (3 gotas)

 

Fase Consolidação (fase 3)

A terceira fase recebe esse nome pois é o momento que o peso será consolidado, evitando-se o reganho de peso. Deve durar 10 dias para cada quilo perdido. Por exemplo: se você perdeu 5 quilos, esta fase deve durar 50 dias.

Agora é introduzida uma nova modalidade de alimento, os carboidratos (carboidrato, pães integrais, queijos, fruta, e jantar de gala). Deve-se manter um dia da semana (Dukan sugere as quintas-feiras) com proteína pura (cardápios da etapa Ataque), mas verduras e legumes são liberados.

Algumas regrinhas importantes para essa fase:

Jantar de Gala: no jantar de gala, você pode preparar qualquer receita, sem nenhuma restrição, incluindo a sobremesa. É permitida 1 taça de vinho na refeição. É ideal fazer uma vez por semana na primeira metade da fase Consolidação e 2 vezes por semana na segunda metade. Importante não fazer em dias seguidos, entre os dois jantares de gala deve haver um dia de Proteína Pura.

Frutas: estão liberadas com exceção da banana, uva e cereja. Permitido ingerir uma vez por dia na primeira metade e duas na segunda.

Pão integral: permitidas 2 fatias por dia

Queijo: no máximo 40 gramas queijo (não ultrapassar os 40% de gordura).

Feculentos:  são as massas, cous cous, arroz, batatas, sêmola, lentilhas, ervilhas (dê preferência aos produtos integrais) e podem ser consumidas 2 porções por semana.

Proteína Pura: deve ser mantido 1 dia na semana de Proteína Pura (aconselha-se a quinta-feira).

Fase Estabilização (fase 4)

A partir deste momento nada mais é proibido. Porém, uma vez na semana, deve ser mantido o consumo de proteína pura; é o segredo para não ganhar os quilos perdidos.

É ideal também manter o consumo de farelo de trigo e aveia (3 colheres de sopa por dia). Esses alimentos ricos em fibras solúveis mantém o bom funcionamento do trato intestinal e garantem sensação de saciedade.

 

DESVANTAGENS DA DIETA DUKAN

Nós do EmagrecerSemDieta.com.br, como o próprio nome do site diz, não somos a favor de dietas. Acreditamos que o segredo para um corpo magro, forte e saudável é a reeducação alimentar. Conhecer o funcionamento de dietas pode ajudar a entender como o corpo reage com cada tipo de alimentação, mas não se deve usá-la como sua única forma de atingir seus objetivos. Vamos citar algumas das desvantagens e efeitos colaterais da dieta dukan:

  • A dieta Dukan pode ser muito restritiva para algumas pessoas nos estágios iniciais.
  • Não da foco para o exercício físico.
  • A dieta dukan pode ser insegura para as pessoas que estão sob o risco de desequilíbrio eletrolítico.
  • Dependendo das fontes de proteínas consumidas, pode aumentar os níveis de colesterol.
  • Pode ser difícil de seguir a dieta com sua rotina de vida, principalmente se costuma comer fora.

 

ONDE COMPRAR PRODUTOS DUKAN

Além de todos os produtos comuns que citamos, agora o Dr. Dukan tem sua própria linha de produtos Dukans para ajudar na dieta. No site da Natue é possível encontrar a linha completa com desconto. Clique aqui e veja as promoções.

 

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LEIA TAMBÉM – CARDÁPIDO DIETA PARA EMAGRECER

43 COMENTÁRIOS

  1. Goataria que me mandassem recveitas, estou na segunda fase…. estou adorando perdi 3 kg.
    Tenho 41 anos 1.57 de altura pesava 68kg ja perdi 3, quero perder mais 7 kg…

    • Muito bom receber sua opinião. O importante é depois você conseguir manter uma alimentação equilibrada, não desistir nunca.

      Boa sorte!

    • Fabiana, neste artigo você pode entender como funciona a primeira etapa e fazer seu próprio cardápio, mas caso precise, também é possível encontrar cardápios prontos pela internet. Boa sorte!

  2. Maravilhosa essa dieta eu estava com 72kg hoje estou com 60kg estou no ultimo estagio ,mas de olho na balança e na boça kkkkkkkkkkkkkkk

    • intensificar os exercicios ou se nao pratica ainda , seria bom começar, mas devagar. Estou começando a dieta agora, não me pesei,mas estou fazendo longas caminhas…boa sorte e não desista.

    • Olá Gleiciane, vai depender do seu objetivo. Mas na verdade a dieta é para a vida toma, que é a fase estabilização.

      Basicamente é assim:

      Fase ataque: 2 a 7 dias
      Fase cruzeiro: 7 dias por kg a perder
      Fase consolidação: 10 dias por kg perdido
      Fase estabilização: resto da vida

    • Você vai encontrar muitas dicas no site para perder os 10kg. Mas recomendo: não tenha pressa. O ideal é emagrecer de 1 a 2 kg por mês, com saúde.

    • Olá Andreza, basicamente você deve continuar na fase 3 até atingir o seu peso ideal, levando em média 10 dias por kg perdido. Por exemplo, se você chegar nessa fase precisando perder ainda 15 kg, vai ficar em média 150 dias nela.

      Mas é tudo muito relativo, depende da sua genética, sua alimentação, seus exercícios físicos, etc.

      Boa sorte!

    • Olá, não tenho um cardápio pronto para lhe enviar, mas também não recomendaria para atletas. É possível sim fazer dietas cetogênicas para atletas, mas precisa de um pouco mais de cuidado.

  3. não consigo perder nada não tenho força de vontade estou gorda tenho que eliminar 10 kg para ficar saudavel segundo os medicos estou aflita

    • Olá Maria. Se você admite que não tem força de vontade, já sabe por onde começar, precisa mudar isso!

      Seguir a dieta Dukan pode ajudar, já que não precisa inventar nada, só seguir a risca.

      Se você ler nosso site, vai achar várias dicas para emagrecer e até para ter mais força de vontade. Boa sorte!

  4. Olá, segui a risca a dieta por 7 meses, consegui emagrecer 18 kilos, mas ja ha uns 2 meses, parei de perder peso, nao consigo mais eliminar nehuma grama, mas tbem nao estou engordando. Bom gostaria de saber o que fazer pq ainda tenho meta de 15 kilos a menos.

    • Olá Rosania,

      Que bom que conseguiu perder 18 kg e o mais importante, está conseguindo manter.

      Não vai haver nenhuma maneira simples de resolver seu problema. Ou muda mais um pouquinho sua alimentação, diminuindo as calorias totais, ou inclui atividades físicas.

      Eu prefiro a segunda opção. Atividade física, além de queimar calorias instantaneamente, vai aumentar sua queima diária mesmo em dias que não fazer exercícios. Sem contar todos os outros benefícios, como aparência e disposição.

      Não desanime! Você consegue :)

  5. Denis , boa tarde não entendi a quantidade q posso comer , existe um cardápio ? preciso emagrecer 15 k. Obrigada.

    • Monica, difícil saber se a diarreia é da dieta ou não, pode ser mil coisas, mas de qualquer maneira, mudar a alimentação pode mexer sim com o intestino e nem sempre isso é algo ruim. Se persistir, vá ao médico.

    • Olá Rosana, não sei os ingredientes da farinha, dê uma olhada na embalagem e veja se tem algo que possa ou não ser ingerido.

  6. simone
    Bom dia, já iniciei a dieta estou na segunda semana fase cruzeiro mas, agora é que estou setindo muita falta dos alimentos . A vontade de comer é quase insuportável. Não sei o que fazer para melhorar esta situação. Ah já eliminei 9.5kg em 28 dias

  7. BOM DIA, INICIEI A DIETA À 25 DIAS ATRÁS, NÃO TIVE NEMHUMA DIFICULDADE ATÉ ESTE MOMENTO, SÓ QUE AGORA A VONTADE DE COMER CERTAS COISAS É QUASE QUE ENSUPORTÁVEL, MAS EU NÃO DESISTI POIS O RESULTADO É MUITO BOM, JÁ ILIMINEI 9.5KG NESTES POUCOS DIAS. O QUE DEVO FAZER COM RELAÇÃO A ESTÁ FOME LOUCA?

    • Olá Simone,

      Tente adicionar mais fibras na sua dieta, costuma ajudar com a fome. Beba bastante água também. Mude os alimentos da sua dieta por similares, etc. Boa sorte!

    • Suco de uva integral tem muito açúcar (natural, mas tem) e é bem calórico. De qualquer maneira, sucos em geral só na terceira fase.

  8. Denis quais as quantidades posso comer dos alimentos nas fases….quero começar a dieta: rfe te mas não entendi essa parte…..

    • Olá, basicamente o quanto quiser se seguir direito os alimentos permitidos, mas aconselho ler melhor a respeito caso siga a dieta.

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