Fibras para emagrecer

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As fibras são encontradas no farelo de trigo, iogurte, pão e macarrão de trigo integral, frutas e vegetais, sementes e legumes: com apenas 35 gramas por dia, você logo irá notar os efeitos da perda de peso e descobrir que fibras para emagrecer realmente funcionam.

De fato, são efetivamente alguns poucos gramas diários para levar à perda de peso. Quem come fibra consegue um emagrecimento rápido, tem menos fome e é capaz de manter um peso saudável, sem esforço. Não apenas isso: as pessoas que comem alimentos crus, integrais, não refinados e de preferência com a casca, se engordam, voltam à forma mais rapidamente.

Fibras

Cada substância vegetal contém fibras compostas por uma parte insolúvel, a qual regula o peristaltismo intestinal e limpa o cólon no fundo, e uma parte solúvel (ou agente de gelificação), que se mistura com a água e aumenta o metabolismo das gorduras e açúcares, evitando que o organismo assimile excessos. Na natureza, não há fibras “puras”, quer dizer, apenas insolúveis ou apenas solúveis: as duas frações da fibra estão presentes em alimentos em diferentes porcentagens, por isso vamos ter alimentos mais insolúveis (como o farelo) ou mais solúveis (como as maçãs). As fibras insolúveis devem ser consumidas em pequenas doses por aqueles que sofrem de síndrome do intestino irritável ou têm um intestino muito “animado”.

 

Fibras para emagrecer metabolizando açúcares

Uma vez introduzidas no organismo através dos alimentos, as fibras são misturadas com água e sucos digestivos, aumentam de volume e formam um bolo alimentar, que, expandindo-se no estômago, promove a saciedade. E bastam apenas 35 gramas diários.

O bolo alimentar desliza do estômago para o intestino: a passagem nas paredes intestinais é muito rápida, o que reduz a absorção de gorduras e açúcares. Se o corpo absorve menos açúcar, diminui a resposta de insulina, e isso previne a fome típica entre as refeições.

Finalmente, uma vez chegadas ao cólon, as fibras presentes no fermento do bolo (ou “bólus”, como é comum na expressão de nutricionistas)  produzem metano, água, dióxido de carbono e um número de ácidos orgânicos, entre os quais: o ácido propiônico, que limita a produção de gorduras do fígado;  e  o ácido butírico, que atua como um probiótico e promove o crescimento das bactérias boas sobre a mucosa intestinal, evitando a estagnação de toxinas e a formação de gases, os quais, por sua vez, promovem a prisão de ventre e incham a barriga.

 

Fibra em doses homeopáticas diárias, mas rodeada de muitos líquidos!

Os nutricionistas concordam que, para obter resultados positivos para a saúde e o peso, é necessário apenas introduzir 35 gramas de fibras (solúveis e insolúveis) todos os dias. Mas isso não é suficiente: as fibras devem ser tomadas com bastantes líquidos, numa medida de até um litro e meio por dia. Só então as fibras aumentam de volume e combatem a fome, a constipação e o excesso de peso.

 

Prefira as fibras escuras e biológicas

Uma última dica: para a correta escolha das fibras, sempre opte por alimentos orgânicos certificados. Só para você ter a segurança de ser capaz de comer em paz alimentos crus, melhor ainda com a casca (os mais ricos em fibras), lembre-se de que os alimentos orgânicos não são tratados com produtos químicos que possam ser assimilados pelo organismo. Grãos de comida orgânica, especialmente cereais, são reconhecidos pela cor mais escura, devido à presença do tegumento, que garante que estão livres de refino.

E quanto são 35 gramas diárias? Uma barrinha de cereais tem 7 gramas. Cinco delas já perfazem a cota diária mínima. Comer mais não lhe trará prejuízos. Dá para calcular farelos e grãos em comparação com a barrinha: algo em torno de 7 colheres de sopa cheias, por dia, já são suficientes.

 

Suplementos de fibra

Para quem tem dificuldade de incluir fibras no seu dia a dia ou prefere a praticidade de suplementos, é possível encontrar diversos tipos no mercado. Alguns dos melhores e mais conhecidos que posso citar em cápsulas são: Quitosana, Psyllium, Spirulina, Berinjela, Fibras de frutas como Maçã e Laranja, entre outros. Já escrevemos artigos sobre alguns destes alimentos e substâncias, deem uma olhada nos links ao lado.

Para comprar estes suplementos, recomendo a loja virtual da Natue. Lá você encontra vários destes suplementos na sessão Fibras. Além de serem nosso parceiro, já comprei mais de 5 vezes nesta loja de e nunca tive problemas, recomendo. Clique aqui para dar uma olhadinha nas promoções.

 
Claudionor Aparecido Ritondale

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