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Lglutamina – Como tomar glutamina e benefícios do suplemento

Tomar GlutaminaO que é glutamina

Glutamina é o aminoácido mais abundante no corpo, mais encontrado no cérebro, músculos, pulmões, coração, rim, fígado e intestino. Glutamina é um dos 20 aminoácidos codificados pelo código genético padrão. Ele não é reconhecido como um amino ácido essencial, mas pode tornar-se condicionalmente essencial em certas situações, incluindo treino esportivo intensivo ou em certas desordens gastrointestinais. Neste artigo iremos falar sobre como tomar glutamina, para que serve, seus benefícios, suplementação e efeitos.

 

Para que serve glutamina

A glutamina desempenha um papel-chave no metabolismo de proteínas, volumização celular e anti-catabolismo. A glutamina também aumenta a sua capacidade de secretar hormônio do crescimento humano, que ajuda a metabolizar a gordura corporal e dar suporte ao crescimento muscular. A capacidade anti-catabolismo da glutamina previne a quebra de seus músculos. Também tem como funções a síntese proteica, regular o pH do figado, energia celular, transporte de nutrientes, entre outros.

Benefícios da glutamina

Os benefícios com suplementação de L-glutamina (ou Lglutamina) são diversos. Vão desde ajudar no exercício físico (manutenção muscular, resistência, emagrecimento, etc) até prevenir e tratar doenças e desordens do corpo, principalmente gastrointestinais.

Veja alguns benefícios:

  • Melhora o funcionamento do cérebro. Promove agilidade, foco, memória, resolução de problemas e funcionamento intelectual geral.
  • Estabiliza os níveis de açúcar no sangue. Ele suprime insulina quando os níveis de açúcar estão em declínio e estimula a liberação de glicogênio, estabilizando os níveis de açúcar. Ótimo para diabéticos.
  • L Glutamina beneficia o tecido do intestino delgado. Permite melhorar a absorção de nutrientes. Importante à medida que envelhecemos.
  • Promove o funcionamento do intestino saudável. Se você sofre de úlceras, constipação ou diarreia, a glutamina funciona muito bem para aliviar esses sintomas.
  • Promove a recuperação da fadiga crônica e sofredores de fibromialgia. Glutamina juntamente com probióticos de boa qualidade, como acidophilus e bifudus repara o intestino solto e restaura o trato digestivo para o funcionamento normal. Muitos doentes têm visto os sintomas diminuírem e seu caminho para a recuperação começar.
  • Suporta a síntese de proteínas. Constrói o músculo e os estoques de glicogênio para a energia no tecido muscular.
  •  Ajuda na manutenção dos níveis de PH para equilíbrio do corpo.
  • Elimina amônia a partir do cérebro e do corpo. O amoníaco é altamente ácido.
  • Anti-inflamatório. Reduz a inflamação por todo o corpo. Ótimo para artrite, doenças auto-imunes e doenças do tecido conjuntivo.
  • Úteis para a epilepsia, fadiga, impotência, esquizofrenia, e a senilidade.
  • Aumenta a produção de glóbulos brancos para promover a função do sistema imunitário.
  • Promove a perda de peso através da promoção de reforço muscular. Músculo estimula o metabolismo.
  • Ajuda a diminuir os “ataques de fome”.
  • L-glutamina traz benefícios aos alcoólatras. Ela diminui os desejos de dependência.
  • Suporta a função pancreática.
  • Trabalha no fígado para a produção de Glutationa, amino-ácido que ajuda no combate a doenças.
  • Melhora a recuperação de lesões, feridas, queimaduras, estresse pós trama, cirurgia e mais importantes doenças.
  • Reposição da glutamina durante treinos intensivos.

 

Como tomar L-Glutamina

Para esportistas e fisiculturistas, tome entre 10 a 15 gramas de L-Glutamina, divididos em 3x ao dia. Para tratamento de desordens, 15 gramas é o recomendado, ou siga as instruções de seu médico ou nutricionista. Pessoas em geral podem receber os benefícios da glutamina com 5 gramas diárias.

Os melhores horários para tomar glutamina são logo ao acordar, depois da academia e antes de dormir.

Se você já toma algum suplemento, como Whey Protein, fique atento pois ele pode já conter alguma quantidade de glutamina em sua composição.

 

Efeitos colaterais da Lglutamina

Você não deve se preocupar com os efeitos colaterais de glutamina, estudos mostram que ela não tem efeitos colaterais adversos, e também porque a Glutamina ocorre naturalmente no seu corpo, não traz  riscos para a saúde. No entanto, como todos os suplementos, muito nunca é uma boa ideia. Siga sempre as doses recomendadas.

 

Onde comprar glutamina

Existem algumas lojas especializadas em suplementos online. Recomendo, em especial, a loja virtual Natue, que conta com excelentes marcas e sempre tem promoção.

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Da última vez que olhei, estava a venda um ponte de 1kg da marca Performance que tem um ótimo custo benefício. Recomendo.

 

 

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4 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite.
    Malho à noite e logo após o treino tomo whey protein e Bcaa. Gostaria de saber qual o melhor horário para tomar a glutamina. (Estava tomando antes de dormir, mas acho que, de repente, seria melhor tomar ao acordar, posto que a whey protein já pode suprir a necessidade e nao haver, assim, o catabolismo durante o sono. Estou certa?)
    Desde já agradeço.
    Luana

    • Luana, há várias divergências de opiniões nesse assunto, mas muitos dizem que o melhor horário seria antes de dormir. Outra oportunidade para tomar glutamina é quando está muito tempo sem comer.

      Muitos dizem também que é bom tomar antes e depois do treino. Eu particularmente tomo depois do treino, junto com whey.

      Em relação ao whey evitar o metabolismo a noite, em tese não funcionaria, pois whey é de rápida absorção. O ideal seria uma proteína de lenta absorção, como Caseína ou Albumina.

  2. Meu nutricionista me passou uma colher de chá logo após o treino e uma colher de chá antes de dormir.

    • Glutamina é um suplemento muito recomendado por médicos e nutricionistas. Eu, por exemplo, tomo por conta de uma inflamação no intestino. Ela ajuda na regeneração dos tecidos. E foi o médico que passou!

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