O que é carboidrato e para que serve?

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Para o bom funcionamento do corpo é necessário que haja o consumo de vitaminas e proteínas diariamente. Mas há um elemento essencial que não pode faltar no dia a dia de ninguém: o carboidrato.

O consumo dos carboidratos é vital para a vida humana. Isso porque, eles são os responsáveis pela energia que nos faz andar, correr, gritar etc. Além disso, os carboidratos também servem para nutrir as células do corpo e o sistema nervoso central. Então vamos entender neste artigo o que é carboidrato.

O que é carboidrato e para que serve?

Mas o que são carboidratos?

Também conhecidos por glicídios e hidrato de carbono, os carboidratos são moléculas formadas por carbono e hidrogênio.

Os carboidratos se dividem em três categorias: monossacarídeos; monossacarídeosos e Polissacarídeos.

Monossacarídeos – Possuem uma constituição química mais simples. Podem ter de um a seis átomos de carbono e geralmente possuem um sabor mais adocicado.

Monossacarídeosos – Consiste da união de dois monossacarídeos e são solúveis em água. Essa categoria de carboidrato libera lactose, glicose e maltose.

Polissacarídeos – Esse é o de maior importância biológica, pois se trata da união de vários Monossacarídeos. Contém celulose, amido e glicogênio como suas principais substâncias.

Consequência da falta de carboidratos no organismo

É muito comum que as pessoas, motivadas pelo desejo de emagrecer, tirem os carboidratos das refeições, passando a consumirem apenas proteínas. Essa é uma péssima dieta. Reduzir ou banir os carboidratos do dia a dia pode acarretar sérias consequências. Veja alguma delas:

Perda de massa muscular – A falta ou o pouco consumo dos carboidratos fazem com que o organismo use as proteínas para gerar energia. Isso causa a perda de massa muscular.

Sobrecarga aos rins – Quando as proteínas servem de energia para o corpo, é formado o ácido úrico e ureia acima do necessário. Isso faz com que os rins fiquem sobrecarregados na filtragem desses elementos. Como consequência, a pessoa pode desenvolver pedras nos rins e cálculo renal.

Prejudica o funcionamento do cérebro – Os carboidratos são os combustíveis para o cérebro, sem eles, as células cerebrais perdem os nutrientes, diminuindo a eficiência das faculdades cerebrais do corpo humano.

Causa Cetose – É uma situação biocelular anormal proveniente da falta de carboidratos no organismo. A Cetose causa tontura, náuseas e em alguns casos diarreia.

Fadiga muscular – Os músculos são os principais afetados pela falta ou pelo pouco consumo dos carboidratos. Por tanto, tirar o carboidrato das refeições causa cansaço e indisposição física.

Qual a quantidade de carboidratos que uma pessoa deve consumir?

Os especialistas recomendam que os carboidratos devem constituir mais de 50% das calorias ingeridas no dia. Ou seja, se você ingere 2000 calorias diariamente, mais de 1000 precisam ser carboidratos.

Alimentos ricos em carboidratos

  • Pães
  • Arroz
  • Massas
  • Bolos
  • Pizza
  • Batata
  • Aveia
  • Cevada
  • Biscoitos
  • Farinha de milho
  • Farinha de mandioca
  • Mandioquinha

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