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O que é dieta Paleolítica ou dieta Paleo

Pirâmide dieta paleolítica

 

A dieta Paleolítica , também conhecida como dieta Paleo, nem poderia ser considerada uma dieta. Na verdade, ela sugere um retorno aos princípios de alimentação de nossos tempos primitivos. Embora possa ser um exagero dizer que é como alimentar-se igual um homem das cavernas, está bem perto disso. Com gavetas cheias de vegetais e um freezer cheio de carne, a geladeira do paleolítico se assemelha ao de um escritor desempregado, com prateleiras vazias, talvez um frasco de mostarda no lugar antes ocupado por amados iogurtes.

 

Dieta Paleolítica

A dieta do paleolítico é um regime que segue os princípios da dieta de nossos ancestrais antes da revolução agrícola, que começou cerca de 10.000 anos atrás. Há cerca de 150 diferentes versões desta dieta da moda flutuante em toda a web e vários livros foram escritos sobre o assunto, incluindo “Dr. Cordain, The Paleo Diet”. Em suma, uma dieta Paleo só deve consistir de carnes selvagens ou orgânicas, ovos, frutas, legumes, nozes e sementes – é isso. Sem leite, sem grãos, sem amidos, sem sal e, definitivamente, nada de alimentos processados. Esta é a fórmula mais ortodoxa. Embora a maioria das dietas Paleo aí incluam batata doce, algumas versões optam por manter este saboroso ingrediente fora do plano de refeição.

Alimentos da dieta paleolítica

Ok, então se temos que cortar os grãos, quase todos os alimentos processados ​​e laticínios, o que podemos consumir? A resposta é alimentos encontrados naturalmente:

  • Carne - alimentados com capim, não alimentados com grãos. Sementes causam o mesmo problema em animais como em seres humanos.
  • Fowl – frango, pato, galinha, peru … aves em geral.
  • Peixes – Peixes selvagens, pois mercúrio e outras toxinas pode ser um problema em peixes de viveiro.
  • Ovos – Procure enriquecidos com Omega-3.
  • Legumes – Enquanto eles não são fritos, comea o quanto desejar.
  • Óleos – Azeite de oliva, óleo de coco, óleo de abacate – óleos naturais.
  • Frutas – Por ter açúcar natural, e poder ser elevada em calorias, deve ser limitada, se estiver tentando perder peso.
  • Castanhas – Ricas em calorias, excelente para um pequeno lanche, mas não coma sacos e sacos delas.
  • Tubérculos – Batata doce e inhame. Superior em calorias e carboidratos, assim estes são bons para depois de um treino para repor os níveis de glicogênio.

Bife com espargos e batata-frita, salada de frango grelhado, omeletes,  vão te saciar durante toda a manhã. Escolha qualquer uma das coisas a partir dessa lista, e coma o quanto quiser delas (com as exceções notáveis​​). Você vai se sentir melhor e mais saudável.

Quanto devo comer de cada alimento?

Simples: Tente conseguir uma boa fonte de proteína para cada refeição (ovos, carnes, frango, peixe, carne de porco), junto com alguns legumes ou frutas. É isso aí. Se você está tendo problemas para obter calorias suficientes, adicione algumas gorduras saudáveis ​​para a equação: abacate, um punhado de amêndoas ou nozes, manteiga de amêndoa, azeite, etc.

Lembre: frutas têm um pouco de açúcar, e castanhas muitas calorias … Então, se você está seguindo a dieta Paleo, mas não perde peso, verifique o seu consumo de frutas e nozes e veja se você está a consumindo demais, e dê lugar para produtos hortícolas e proteína saudável.

 

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