Para que serve BCAA

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Para que serve BCAA

 

BCAA  é o nome dado aos aminoácidos da cadeia ramificada, que são especificamente: Leucina, Isoleucina e Valina. Aminoácidos de cadeia ramificada são aminoácidos essenciais, ou seja, são necessários em nossa dieta, pois nosso corpo não é capaz de produzi-los. O termo “de cadeia ramificada” apenas se refere à estrutura molecular. Aminoácidos são os blocos de construção das proteínas e têm várias funções relacionadas com a produção de energia durante e após o exercício. Neste artigo explico basicamente para que serve BCAA para esportistas e praticantes de musculação que cuidam de sua dieta.

 

Benefícios do BCAA

Aminoácidos de cadeia ramificada são frequentemente utilizados para tratar a doença de Lou Gehrig, doenças cerebrais, idosos e pacientes com câncer e pessoas confinadas na cama. Algumas pessoas perfeitamente saudáveis ​​usam BCAAs para prevenir a fadiga e melhorar a concentração. Mas o mais relevante para você, talvez, é a prática comum de tomar aminoácidos de cadeia ramificada para melhorar o desempenho do exercício e reduzir a degradação muscular. Enquanto o primeiro uso tem uma boa quantidade de céticos, o segundo é amplamente aceita no mundo da medicina.

BCAA: Para que serve

São diversas as funcionalidades para que serve o BCAA. As principais são associadas aos benefícios para a musculação e ganho de massa muscular, porém, por se tratarem de aminoácidos importantes para o nosso corpo, os benefícios do BCAA são diversos.

Melhorar o desempenho físico

Exercício provoca um aumento nos níveis de serotonina, que se acredita causar fadiga. Mas BCAAs podem reduzir os níveis de serotonina e, assim, anular a fadiga e realmente melhorar o desempenho do exercício. Houve muitos estudos que promovam essa capacidade exata: Em 1998, os participantes ingeriram ou BCAA ou placebo antes de fazer um passeio de bicicleta de resistência no calor. O grupo de BCAA pedalaram 153 minutos, em média, enquanto o grupo placebo média de apenas 137 minutos. Um estudo japonês mais recente analisou os efeitos de uma mistura de BCAA em atletas durante uma temporada de treinamento de um mês e descobriu que os índices de capacidade de transporte de oxigênio no sangue foram aumentados. No entanto, outros estudos indicam que os BCAAs não trazem benefícios e os aminoácidos são considerados ineficazes para este uso.

Reduzir a degradação muscular

BCAAs são metabolizados principalmente nos músculos esqueléticos, enquanto outros aminoácidos são metabolizados no fígado. Por este motivo,alguns pensam que devem tomar suplementos de BCAA se praticam exercícios intensos. Com isso em mente, o BCAA é muitas vezes apontado para ajudar a reparar os músculos danificados, diminuir a dor muscular e aumento da função muscular. Alguns dados mostram que a suplementação de BCAA antes e depois do exercício têm efeitos benéficos para a redução de dano muscular induzido por exercício e promover a síntese de proteínas do músculo. Um estudo de 2006 concluiu que a ingestão de BCAA pode promover um perfil de hormônio anabólico (causando reparação muscular após os treinos) ao mesmo tempo, diminuindo a probabilidade de formação de lesão muscular. Um estudo japonês analisou um grupo de homens e mulheres, alguns receberam suplementos de BCAA e outros receberam um placebo. Fizeram vários dias de testes envolvendo o agachamento, que foram utilizados para promover a dor muscular tardia. Ambos os sexos relataram menos dor quando receberam os suplementos. Estudos como este e muitos outros levam os especialistas a acreditar que é possível considerar BCAA como um complemento útil para a recuperação muscular.

BCAA Emagrece

O BCAA emagrece indiretamente, não é um suplemento criado com o objetivo de emagrecer. Porém, por ajudar a ganhar músculos, o BCAA ajuda a emagrecer. Quanto mais músculos, maior o uso de calorias diárias. Além disso, a falta de aminoácidos no organismo pode prejudicar seu funcionamento e atrapalhando a queima de gordura, neste caso o suplemento seria benéfico. O BCAA também pode ser eficaz em pessoas mais idosas onde ocorre a perda de músculos. Prevenindo a perda e mantendo o percentual de músculos, o BCAA ajudaria a manter a pessoa magra.

Fórmula dos Músculos

Efeitos colaterais ao tomar BCAA

Os aminoácidos de cadeia ramificada parecem ser seguros para a maioria das pessoas. Em pessoas saudáveis, o excesso de proteína não foi provado ser prejudicial. Atletas em dietas ricas em proteínas devem estar sempre bem hidratados, como a perda de água pode ser aumentada na excreção de nitrogênio durante a degradação de proteínas.

Onde comprar BCAA

Uma das lojas que recomendo, com grande variedade de marcas de BCAA e com ótimo preço é a loja virtual Natue. Além de suplementos, também vendem vários alimentos saudáveis.

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fontes: mensfitness.com; stackexchange.com

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