Quais são os benefícios da batata yacon?

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Se você decidiu explorar alternativas ao açúcar, é provável que você se depare com a yacon, que é conhecida pelo nome científico, Smallanthus sonchifolius. Um membro da família do girassol, à primeira vista, esta raiz perene parece uma batata alongada. Após uma inspeção mais aprofundada, no entanto, você vai descobrir que a yacon tem um sabor levemente adocicado. O xarope de yacon em pó é comumente comercializado como um adoçante com baixas calorias e apresentado como uma alternativa ao açúcar de mesa. Os dados de estudos em animais e humanos indicam que pode oferecer benefícios à saúde, por isso escrevemos este artigo com os principais benefícios da batata yacon.

Benefícios batata yacon

É de baixa caloria

A raiz yacon é nativa da América do Sul, onde os moradores comem-na crua como uma fruta. Ela contém uma mistura de açúcares que ocorrem naturalmente, de cerca de 1 a 4 gramas por dose de 100 g de raiz fresca, de acordo com o Centro Internacional da Batata no Peru. Essa batata é rica em potássio, fornecendo entre 185 e 295 miligramas por 100 gramas, fazendo jus à sua reputação de baixo teor de calorias: uma porção de 100 gramas de raízes frescas contém somente 14 calorias.

A yacon é uma grande planta perene, que cresce e é principalmente cultivada por suas raízes tuberosas. Ela cresce principalmente na América do Sul e Central, principalmente no Norte dos Andes, mais intensivamente na Colômbia e Argentina. Tem sido um vegetal tradicionalmente cultivado durante milhares de anos e tem uma ampla variedade de utilizações. O xarope de yacon em pó é comumente usado ​​como substitutos saudáveis ​​para o açúcar, como adoçante em vários alimentos. Além disso, a raiz pode ser comida cru, como uma batata ou um brócolis. A maioria da composição destes tubos vegetais, que podem crescer até a 1 quilo de peso, é de fruto-oligossacáridos, que é uma forma não digerível de frutose. Esta qualidade única da yacon é parte do que a torna tão valiosa.

Este vegetal não era amplamente conhecido fora de sua área de distribuição natural até as últimas décadas, mas hoje também é cultivado na Austrália e na Nova Zelândia, com sua popularidade se espalhando para o Japão, China, Coreia do Sul, e até mesmo nos mercados de alimentos saudáveis ​​dos Estados Unidos. É possível colher a yacon após os rizomas na parte superior da planta morrerem e caírem para trás, o que significa que o tubérculo debaixo do solo está pronto para ser comido. Uma das melhores coisas sobre a yacon é que ela pode ser facilmente cultivada em jardins residenciais e requer muito pouco conhecimento ou experiência em agricultura. A carne úmida do tubérculo é ligeiramente doce, graças à composição à base de frutose.

Benefícios para a saúde

A yacon tem uma influência positiva sobre o açúcar no sangue, de acordo com um estudo com animais publicado na edição de maio de 2013 da revista “Nutrição e Diabetes.” Os pesquisadores adicionaram yacon à dieta normal da ração de ratos durante cinco semanas. Comer yacon reduziu a quantidade de glicose produzida pelo fígado e diminuiu significativamente os níveis de glicose em jejum, de acordo com o estudo. Os pesquisadores postulam que a yacon pode aumentar a sensibilidade à insulina, o que torna mais saudáveis ​​os níveis de açúcar no sangue.

Os açúcares na yacon, chamados fruto-oligossacarídeos, têm um efeito positivo sobre os níveis lipídicos, de acordo com um estudo animal publicado na revista “Interações Químico-biológicas” em outubro de 2011. Os pesquisadores suplementaram a ração de ratos diabéticos com farinha de yacon por 90 dias para observar os efeitos. O estudo concluiu que a yacon causou uma diminuição significativa dos níveis de triglicerídeos em jejum e lipoproteína de baixa densidade, que é uma forma do “mau” colesterol. Além disso, a yacon protegeu os ratos contra o típico pico pós-refeição rica em triglicérides.

Os efeitos benéficos do yacon também podem existir para os seres humanos, de acordo com um estudo publicado na edição de abril de 2009 da “Clinical Nutrition”. Os pesquisadores estudaram o efeito do consumo diário de xarope de yacon em mulheres obesas que têm colesterol ligeiramente elevado. O estudo constatou que o consumo de yacon reduziu significativamente o peso corporal, a circunferência abdominal e o índice de massa corporal –  que é uma medida indireta da gordura corporal. O consumo da yacon também aumentou a frequência da sensação de saciedade e os movimentos do intestino. Além disso, os investigadores observaram um efeito positivo sobre o colesterol LDL e sobre a insulina em jejum, que é um hormônio regulador do açúcar no sangue.

Além de regular os níveis de açúcar no sangue, diminuir o colesterol “ruim” e ajudar na perda de peso, a yacon auxilia a regular a pressão arterial, melhorar a saúde do fígado, evitar certos tipos de câncer, melhorar a saúde digestiva e fortalecer o sistema imunológico.

As folhas da planta também contêm uma variedade de compostos orgânicos benéficos, razão pela qual o chá yacon e xarope tornaram-se valioso e procurado componentes para adicionar à dieta das pessoas. Na verdade, o xarope de yacon tem tido um surto recente de popularidade, uma vez que é reivindicada a ser não só um superalimento para diabéticos, mas também para as pessoas que tentam perder peso. No entanto, a questão permanece: por que é yacon considerado tão importante para a nossa saúde?

Os benefícios da yacon para a saúde são:

Regular os níveis de açúcar no sangue: A razão pela qual tantas pessoas ao redor do mundo começaram a usar yacon é muito frequentemente associada aos seus efeitos anti-hiperglicêmicos. Os fruto-oligossacarídeos na yacon não são absorvidos pelo corpo, o que resulta na redução da quantidade de produção de glicose no fígado, e isto provoca uma mudança para taxas mais baixas de glucose em jejum, com um efeito muito importante para as pessoas que sofrem de diabetes. A pesquisa também está sendo feita no potencial de yacon para aumentar a sensibilidade à insulina no corpo, outro aspecto benéfico para diabéticos ou para pessoas em risco de desenvolver a doença.

Regular a pressão Arterial: Há uma série de aspectos saudáveis ​​para o coração vindos do consumo de yacon, mas os altos níveis de potássio são, certamente, o que vale a pena mencionar em primeiro lugar. O potássio é um vasodilatador, o que significa que ele relaxa os vasos sanguíneos e reduz a tensão sobre o sistema cardiovascular. Isso significa aumento do fluxo sanguíneo e oxigenação para as partes do corpo que mais precisam dela, e uma chance menor de desenvolver doenças como aterosclerose ou problemas cardíacos, como ataques cardíacos ou derrames. O potássio também ajuda a regular o equilíbrio de fluidos em células e tecidos do nosso corpo, em conjunto com o sódio.

Monitorar o colesterol: Além de sua importância para os diabéticos, a yacon também é importante para as pessoas que precisam controlar o colesterol. A pesquisa mostrou que o consumo de yacon leva a uma redução geral de triglicérides em jejum e nos níveis de lipoproteína de baixa densidade. Em outras palavras, os fruto-oligossacarídeos que compõem a yacon ajudam a baixar os níveis de lipídios e evitar o acúmulo de colesterol “ruim”. Isto ajuda na prevenção de uma ampla variedade de problemas cardíacos, incluindo a doença cardíaca coronária.

Auxiliar na perda de peso: Embora este tenha sido muito debatido em certos círculos, vários pesquisadores afirmam que comer yacon pode ajudar a acelerar a perda de peso. Uma vez que não é composto de amido (como a maioria dos tubérculos), mas comporta-se como amido e tem um nível muito baixo de calorias, ela serve como auxiliar na perda de peso total. Isso também pode ser causado pelo ligeiro efeito laxante da yacon (talvez devido ao seu teor de fibras) e ao aumento da saciedade que as pessoas sentem depois de comer esta planta doce.

Promover uma digestão saudável: Como o corpo não consegue absorver estes fruto-oligossacarídeos, as bactérias saudáveis ​​no nosso intestino acharão isto delicioso! A yacon também contêm substâncias probióticas, que estimulam o crescimento e a saúde da microflora em nossos corpos. Quando as nossas bactérias probióticas são bem-cuidadas e estão saudáveis, o nosso corpo pode maximizar sua ingestão de vitaminas e minerais. Ao otimizar os níveis de absorção de nossa comida, nós somos capazes de fazer mais pelo “nosso dinheirinho”, por assim dizer, porque absorvemos melhor todos os outros alimentos. Além disso, o ligeiro efeito laxante da yacon reduz a constipação, a distensão abdominal e outros problemas gastrointestinais mais graves, como úlceras gástricas e câncer de cólon.

Prevenir o câncer: A pesquisa demonstrou que os compostos encontrados na yacón podem ter efeitos inibitórios sobre o crescimento de células cancerosas. Quando esta pesquisa ainda estava na fase preliminar, não se mostrou nenhum efeito colateral da possível adição de yacon à dieta!

Melhorar a saúde do fígado: O fígado é a fonte de glicose no nosso corpo, por isso faz sentido que a regulação da glicose através da ingestão de yacon afetaria nossos fígados de alguma forma. De fato, estudos têm mostrado que as quantidades adequadas de yacon (especialmente quando combinada com cardo de leite) evitam o acúmulo de gordura no fígado e mantêm adequadamente a saúde e a função do fígado.

Valor nutricional de Yacon

Conforme mencionado, os tubérculos de yacon são na sua maioria compostos por fruto-oligossacarídeos e água. Isto significa que a maior parte dos açúcares de hidrato de carbono não pode ser digerida pelo organismo, resultando em um nível muito baixo de calorias e uma prevenção de excesso de açúcar que entra na corrente sanguínea. A yacon também ajuda o corpo a aumentar a sua absorção de vitaminas e minerais de todos os outros alimentos, por isso, enquanto mesmo que não contenha muitas vitaminas e minerais em si, a yacon é muito importante para a ingestão desses componentes essenciais à saúde humana. Mesmo assim, a yacon ainda é rica em potássio, cálcio e fósforo.

Efeitos colaterais

Uma palavra final de cuidado quanto ao uso da yacon deve ser dita: embora seja raro, tem havido alguns relatos de alergia à raiz da yacon. Além disso, as folhas só devem ser usadas para fazer chá, porque podem ser ligeiramente tóxicas para os rins quando ingeridas diretamente. Além destas duas pequenas questões, usufrua da yacon, bem como de todos os maravilhosos benefícios que ela pode trazer à sua saúde!

Onde comprar

Para quem procura por pó ou farinha de batata yacon e não consegue achar em sua cidade, recomendo comprar online na loja da Natue. Existe uma sessão só para estes produtos, dê uma olhada clicando aqui.
Claudionor Aparecido Ritondale

8 COMENTÁRIOS

    • Olá Vania, ela pode e deve, de preferência, ser consumida crua. Você pode consumi-la como uma fruta ou adicionar em sucos.

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