Tudo o que você precisa saber para emagrecer em 2016, 2017, 2018…

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Para começar, se você entrou neste artigo procurando por uma solução milagrosa para perder peso, desculpe lhe decepcionar. Você não vai perder 10 quilos em 1 semana, mas vai aprender informações importantes e algumas dicas fáceis que pode sim lhe fazer perder peso sem precisar fazer grandes sacrifícios e abrir um pouco sua mente para ter um corpo melhor e principalmente uma vida mais saudável. Bora?

Meta emagrecer 2016

Entendendo como engordamos ou emagrecemos.

Como já disse, não existe milagre. Uma pessoa engorda ou emagrece simplesmente pelo fato de estar ingerindo menos ou mais calorias do que seu corpo consome. Tudo que você faz no seu dia consome calorias: Pular, andar, falar, respirar e até pensar. Ou seja, só de estar vivo você está gastando calorias. Para usar como parâmetro, a média de calorias gastas por dia é de 1500, mas é claro, depende do que você faz durante seu dia vai consumir mais ou menos. Uma pessoa que anda o dia inteiro vai consumir mais calorias do que alguém que trabalha tempo todo sentado no computador, por exemplo.

Então é isso: se você comer mais calorias do que gasta, vai engordar. Se você comer menos calorias, vai emagrecer. Simples, não é?

Consuma mais proteínas

Incluir mais proteínas no seu dia a dia vai ajudar a emagrecer por vários motivos. Para começar, uma grama de proteína tem 4 calorias enquanto uma grama de gordura tem 9 calorias, sendo assim, só de consumir mais proteínas já vai ajudar a diminuir as calorias diárias por simples substituição. Além disso, muitas pessoas acabam consumindo menos proteínas do que o recomendado, causando perda muscular e mal funcionamento do organismo, o que pode ser prejudicial para o emagrecimento. Diminuir o consumo de carboidrato também é uma boa, já que o carboidrato costuma, explicando de maneira resumida, se transformar com mais facilidade em energia, e se não for usada, vira gordura.

Dica: Escolha as proteínas magras: frango, peixe e cortes magros de carne.

Beba mais água (se possível gelada)

Todo mundo já ouviu a famosa frase: “beba pelo menos 2 litros de água por dia”. É verdade, a água não só é importante para a saúde, como também pode ajudar a emagrecer por diversas maneiras:

  • Ajuda a limpar toxinas e melhorar o funcionamento do organismo, auxiliando no emagrecimento e principalmente em sua saúde.
  • Muitas vezes confundimos fome com sede, e assim, ao invés de beber água, acabamos comendo alguma besteira.
  • Bebendo água você diminui sua vontade de beber outros líquidos calóricos, como sucos e refrigerantes.
  • A água pode ajudar a saciar a fome, “enchendo seu estômago”.

Agora, você deve estar se perguntando: “por que água gelada?”. Porque alguns estudos mostraram que água gelada pode fazer seu corpo consumir mais calorias. A explicação é simples e faz sentido: seu corpo vai usar energia para manter a temperatura do corpo em 36° graus. Mas não saia gritando de felicidade, essa técnica só vai ajudar a queimar umas 100 calorias no máximo, mas é melhor que nada.

Para saber mais sobre a Água para emagrecer, leia: Beber Água Emagrece

Ingira mais fibras

Ingerir mais fibras vai ajudar a emagrecer, principalmente, por saciar a fome com ZERO calorias. Isso mesmo, a fibra contêm 0 calorias pelo simples fato de que não a digerimos, ela passa direto pelo nosso sistema digestivo. A fibra também ajuda muito no bom funcionamento do sistema digestivo, o que por sua vez facilita a perda de peso. Alimentos com fibras: frutas, legumes, vegetais, grãos, alimentos integrais.

Quer saber mais sobre as fibras e seus alimentos? Leia:

Fibras para emagrecer
Quais são os alimentos ricos em fibras?

Termogênicos

Termogênicos são alimentos que aumentam seu metabolismo, ou seja, fazem seu corpo “acelerar” e consumir mais calorias que o normal. Como explicamos no primeiro tópico, com o corpo consumindo mais calorias, você pode comer um pouco mais e ainda emagrecer. Alguns exemplos de alimentos termogênicos são:

  • Café
  • Chá preto, branco, vermelho, verde, entre outros.
  • Guaraná (não o refrigerante, ok?)
  • Pimentas
  • Canela
  • Gengibre

Esses alimentos podem sim dar uma ajudinha para emagrecer sem fazer mal, mas a ajuda é pequena. Se quiser experimentar uma ação termogênica maior, experimente algum suplemento termogênico. Dê uma olhada na sessão de termogênicos da loja Natue aqui.

Suplementos ou remédios?

Em geral, remédios são aqueles que necessitam de prescrição médica, com substâncias que podem fazer mal à saúde se não tomados com cuidado e supervisão. Eu não recomendo o uso de remédios para ninguém, conheço pessoas que já tiveram sérios problemas com isso. Por outro lado, suplementos são feitos de substâncias liberadas pela Anvisa, que não precisa de prescrição médica e que, se tomados na dose recomendada, não fazem nenhum mal à saúde.

Existem diversos tipos de suplementos para emagrecer, desde os próprios termogênicos citados acima, como outros à base de fibras, óleos, etc. Deem uma olhada nas opções de suplementos para emagrecer na loja da Natue clicando aqui, são dezenas de produtos, vale testar e ver o que responde melhor ao seu organismo.

Exercícios ajudam a emagrecer?

Sim, exercícios são MUITO importantes para emagrecer. Não que seja obrigatório, mas vai aumentar muito suas chances de sucesso e acelerar todo o processo. Eu recomendo que você faça tanto exercícios aeróbicos como anaeróbicos. Calma, vou explicar o que significa cada um e porque são importantes.

Aeróbico:

São exercícios que consomem energia por um período constante, são eles: corrida, ciclismo, natação e até mesmo a caminhada. Eles vão aumentar de maneira quase instantânea seu consumo de calorias, ajudando a emagrecer e acelerando o metabolismo desde o primeiro dia.

Anaeróbico:

São exercícios que consomem muita energia em um curto espaço de tempo, ou seja, musculação. A musculação, como o nome diz, tem como foco aumentar seus músculos, que por sua vez vai aumentar seu metabolismo a longo prazo. Com outras palavras, quanto mais músculos você tem, mais pode comer sem engordar.

Atenção: músculo é mais pesado que gordura. Não liguem para o peso, ou faça uma medição do seu corpo (cintura, braço, etc), ou simplesmente esqueça e use seu espelho como parâmetro.

Não tenha pressa

Se eu pudesse dar apenas 1 dia, ela seria: não tenha pressa! Quase todas as pessoas falham ou desistem por pressa. Maioria quer emagrecer 10 quilos em 1 mês ou outras metas ainda mais irreais, e para isso apelam para “dietas milagrosas” ou substâncias proibidas. Metas são importantes, mas precisam ser tangíveis, ou seja, possíveis de alcançar sem precisar morrer de fome.

Uma meta que recomendo é 1 a 2 kg por mês. Desta maneira é possível emagrecer de maneira saudável, seguindo as dicas deste artigo, apenas melhorando a alimentação e quem sabe fazendo alguns exercícios. Quando você emagrece rápido, as chances de engordar tudo novamente é muito grande, surgindo o famoso “efeito sanfona”.

O que evitar?

Acredito que hoje em dia, em pleno 2016, todo mundo já sabe o básico que deve evitar: doces, frituras, alimentos com muito sódio e gordura trans.

Um erro muito comum que prejudica o emagrecimento são as bebidas com açúcar. Um copo de 200ml (copinho pequeno, hein?) de um “inocente” suco de caixinha tem em média 100 kcal, mais do que meio quilo de tomate.

Isso vale também para refrigerantes e até mesmo para sucos naturais sem açúcar. Claro que sucos naturais são melhores, contêm dezenas de nutrientes importantes para o corpo, mas precisam ser consumidos com moderação, como se fossem alimentos.

Está com sede? beba água!

Leia os rótulos

Já dizia a frase: “Você é o que você come”. Então, quem você quer ser?

Aprenda a ler rótulos e coloque em prática toda a vez que for ao supermercado. Não consuma algo sem saber o que contêm, você pode estar literalmente se matando, ou na melhor das hipóteses, “se engordando”.

Opte por alimentos com…

MAIS:

  • Proteínas
  • Fibras
  • Vitaminas
  • Gorduras monoinsaturadas ou poli-insaturadas (sem exagero)

MENOS:

  • Carboidratos (principalmente açúcar ou farinha branca)
  • Gorduras (principalmente saturada e trans)
  • Sódio (sal)
  • Conservantes, corantes e aditivos químicos em geral

Quanto mais natural, melhor. Evite alimentos industrializados sempre que possível.

Dietas funcionam?

Como o próprio nome do site diz, somos contra dietas. Acreditamos que o melhor é aprender a se alimentar de maneira mais saudável, sabendo o que você deve ou não ingerir, sem ser radical. Em outras palavras, Reeducação Alimentar.

Mas sim, algumas dietas funcionam. Não aquelas milagrosas: dieta da lua, dieta da sopa, dieta da usp, dieta do limão, dieta do leite, dieta detox… Isso tudo é furada, ou não vai ajudar ou vai lhe fazer mal. Se emagrecer, depois provavelmente vai engordar tudo novamente, pois, além do efeito sanfona, você simplesmente não sabe como comer bem e manter seu peso.

Se mesmo depois de ler todo este artigo você ainda quiser optar por seguir uma dieta, eu recomendo essas:

Dieta dos Pontos: Existem algumas variações desta dieta, por exemplo Os Vigilantes do Peso usa um sistema parecido, mas basicamente ela consiste em contar as calorias em forma de pontos. Desta maneira você controla as calorias que come, para comer menos do que consome (como expliquei no começo do artigo).

Se quiser ler mais sobre ela, leia nosso artigo: Como funciona a Dieta dos Pontos.

Dieta Dukan: A dieta Dukan é uma dieta baseada nos conceitos da dieta cetogênica, com uma drástica redução do consumo de carboidratos, fazendo com que o corpo comece a usar gordura como energia primária. No caso da Dukan, ela é uma versão menos radical e dividida em fases, uma fase de ataque e depois uma fase para manter o peso, por isso ela é mais recomendada do que uma simples dieta Low Carb (pouco carboidrato).

Existem vários prós e contras, mas ela funciona. Se quiser ler mais sobre esta dieta, leia nosso artigo: Dr. Pierre Dukan Dieta, alimentos e fases


Dr. Rocha:  Talvez alguns de vocês já conheçam, Dr. Rocha é um médico que começou a escrever e inventar dietas nos últimos anos e teve um grande sucesso neste meio. Ele vende o que chamamos de “produtos digitais”. Seu primeiro lançamento foi o Emagreça com Dr. Rocha, um e-book (livro virtual) que passa diversas dicas e ensina basicamente como emagrecer. Depois do sucesso, ele lançou um programa completo de emagrecimento chamado Projeto Viver Magra em 7 Semanas, com diversos vídeos e etc, mas o preço é salgado e só compensa se você realmente tiver dinheiro para investir. Recomendo que você primeiro leia o livro e depois, se gostar, entre no projeto. Para ler mais, entre aqui.

Para muito mais dicas, leia nossos outros artigos, siga nosso facebook, twitter, instagram. Tome uma iniciativa agora, independente do dia, mês ou ano em que estamos. Não deixe para amanhã!

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